Mau tempo: Restabelecida totalmente circulação ferroviária na linha do Oeste

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 out (Lusa) -- A circulação ferroviária entre Louriçal e Bifurcação de Lares/Bifurcação de Verride, na Linha do Oeste, que liga Sintra à Figueira da Foz, foi restabelecida na terça-feira, depois de ter estado suspensa devido ao mau tempo.

Fonte da Infraestruturas de Portugal disse hoje à Lusa que a circulação foi restabelecida na terça-feira à noite depois de ter estado suspensa devido a falhas de energia provocadas pela passagem da tempestade Leslie durante o fim-de-semana, que afetou principalmente os distritos da zona centro do país, Coimbra e Leiria.

Na terça-feira de madrugada já tinha sido retomada a circulação ferroviária entre Alfarelos e a Figueira da Foz, no Ramal de Alfarelos, no distrito de Coimbra.

As rajadas de vento forte originadas pela passagem da tempestade Leslie provocaram o corte no fornecimento de energia e danos em estações e apeadeiros.

Na sequência das "condições meteorológicas extremamente adversas", foram registadas ocorrências de danos na infraestrutura rodoviária, que obrigou à interrupção da circulação total ou parcial em vários troços da rede ferroviária nacional.

Segundo a IP, estes incidentes foram registados maioritariamente nos troços localizados nos distritos da zona centro do país, Coimbra e Leiria.

Durante o fim de semana a circulação ferroviária esteve interrompida na Linha do Norte, entre Pombal e Pampilhosa, na Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Contenças, no Ramal da Lousã, entre as estações de Coimbra e Coimbra B, no Ramal de Alfarelos, troço entre Alfarelos e Figueira da Foz e na Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz.

Na origem dos problemas estiveram a queda de árvores e ramos, ou outros objetos de maior dimensão, que provocaram a ocupação da via e danos ao nível da catenária.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

DD (SSS) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.