Ministro da Defesa da Coreia do Norte pode ter sido despromovido no posto de general

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 05 fev (Lusa) - O ministro da Defesa da Coreia do Norte, Jang Jong-nam, surgiu em público com uma insígnia de três estrelas o que indica uma provável diminuição do seu posto de general, revelou a imprensa sul-coreana.

Jang Jong-nam, nomeado general de quatro estrelas há menos de seis meses, proferiu um discurso com um uniforme onde apenas figuravam três estrelas, refere a imprensa que visionou imagens da televisão oficial da Coreia do Norte.

O discurso foi feito por ocasião das celebrações da nomeação de Kim Jong-un, o líder máximo do país, como candidato a um lugar na Assembleia Popular Suprema, o parlamento da Coreia do Norte.

Ainda que sejam desconhecidos os motivos da descida de posição, a Yonhap, agência noticiosa da Coreia do Sul, refere que o general poderá recuperar a sua posição para quatro estrelas em breve já que as subidas e descidas de categoria entre os altos oficiais do Exército são habituais na 'era Kim Jong-un'.

Peritos contactados pela agência sustentam que através destas mudanças de categoria militar, Kim Jong-un procura ganratir a lealdade dos militares de mais elevada patente.

A 01 de janeiro Jang Jong-nam era apresentado como general de quatro estrelas pela televisão oficial quando acompanhou o jovem líder da Coreia do Norte numa homenagem aos anteriores líderes, o seu pai Kim Jong-il e o seu avô Kim Il-sung.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.