Mau Tempo: Hotel das Termas do Bicanho, em Soure, afetado pela tempestade

| País
Porto Canal com Lusa

Soure, Coimbra, 16 out (Lusa) - O Hotel das Termas do Bicanho, situado na zona oeste do concelho de Soure, ficou "bastante danificado" pela tempestade Leslie, no sábado, informou hoje o presidente da Câmara Municipal.

Segundo o autarca, este hotel de quatro estrelas concluído em 2015 será o "maior prejudicado na área dos serviços" do concelho de Soure, com viaturas de clientes danificadas pela queda de árvores, cerca de 30 dos quase 100 quartos danificados e estragos no spa e termas.

"Tinha, na altura, 300 hóspedes. Mas, felizmente, ninguém se aleijou", disse o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, que falava aos jornalistas após um ponto de situação da EDP sobre a reposição da luz naquele concelho.

O autarca contou que dos 300 hóspedes 30 eram bombeiros do Algarve que conseguiram dar apoio aquando da passagem da tempestade pelo hotel.

Situado na fronteira com o concelho da Figueira da Foz, o Hotel das Termas do Bicanho estava "no sítio do primeiro impacto, onde a destruição é bem visível", sublinhou Mário Jorge Nunes.

O presidente da Câmara de Soure referiu que espera ainda hoje enviar uma estimativa dos prejuízos para a presidência do Conselho de Ministros.

Para o autarca, a estimativa inicial de um milhão de euros foi "uma subavaliação", referindo que os prejuízos apenas nos equipamentos municipais deverão ultrapassar esse valor, sem contar com os danos do setor industrial que teve de parar por falta de energia elétrica ou das instituições de solidariedade social, que também foram atingidas pela tempestade.

Na área agrícola, há várias estruturas de armazenamento danificadas e parte das culturas de arroz e de milho poderão perder-se, referiu.

No entanto, espera que a rápida reposição da luz possa reduzir o prejuízo, garantindo a secagem do arroz que já tinha sido colhido.

Na educação, seis estabelecimentos de ensino de Soure já estavam a funcionar hoje, sendo que os restantes deverão reabrir na quarta-feira, acrescentou.

A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.

Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).