Epidemia de dengue provoca três mortos em 22 dias em Luanda

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 16 out (Lusa) - O hospital pediátrico David Bernardino, em Luanda, registou nos últimos 22 dias 29 casos de dengue, que provocaram três óbitos, informou fonte daquela unidade sanitária.

Os dados são referentes ao período entre 21 de setembro e 12 de outubro, segundo a médica pediátrica Joaquina Magalhães, a maioria provenientes do distrito da Maianga, dos municípios de Viana, Cacuaco e Cazenga.

Durante o período em referência, o hospital observou 31 crianças, das quais 29 foram confirmadas com dengue e 14 delas com manifestações hemorrágicas.

"Das 14 três culminaram em óbito e as outras têm tido uma evolução satisfatória. Atualmente, temos internados três casos de dengue no hospital", explicou a médica.

No início deste mês, o Ministério da Saúde angolano anunciou o curso da epidemia, com duas mortes de um universo de oito novos casos registados no Hospital Pediátrico de Luanda, em pacientes dos três aos 13 anos.

Na nota a que a agência Lusa teve acesso, o Governo disse que o país está a realizar um Plano de Contingência para o Controlo do Vírus da Dengue, no âmbito do combate multissetorial das epidemias.

Todos os atores envolvidos "deverão promover, em todas as províncias do país, a integração das atividades de controlo do surto nas unidades sanitárias, incluindo as privadas, agentes comunitários e autoridades tradicionais", refere o documento.

A implementação de medidas de Saúde Pública de emergência, para reduzir a morbilidade e mortalidade e a transmissão do vírus da dengue na população, minimizando, ao máximo, o impacto socioeconómico da epidemia em Angola, constam igualmente das ações.

A mesma nota acrescentava estar a ser intensificada a deteção precoce dos casos nas unidades de saúde públicas e privadas, bem como a transferência e seguimento de eventuais casos e famílias afetadas.

NME (JSD) // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.