Kim Dotcom revela que agência de espionagem neozelandesa apagou informação de processos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 05 fev (Lusa) -- O informático alemão Kim Dotcom, que os Estados Unidos pretendem seja extraditado para o país por pirataria informática, assegurou que uma agência de espionagem neozelandesa apagou informação de um dos processos judiciais que enfrenta, revelou a imprensa local.

Os advogados de acusação admitiram que o Departamento Governamental de Segurança das Comunicações espiou ilegalmente o informático, mas apagou a informação, disse Kim Dotcom ao diário "New Zealand Herald".

Fundador do portal Megaupload, Kim Dotcom tentou aceder à informação para incluir num processo contra o Departamento Governamental, mas a Procuradoria propôs em troca incluir a informação "que ainda possa ser recuperada".

A equipa defensora de Kim Dotcom considera que a destruição dos arquivos é um desafio à lei que obriga, as partes, a manter todo o material relevante se houver um litígio entre si.

O primeiro-ministro John Key já disse que a lei que regula o departamento de investigação obriga, no entanto, a que toda a informação não considerada relevante seja destruída o mais depressa possível, justificando assim a atuação política.

Dotcom e outros três sócios, todos em liberdade, aguardam na Nova Zelândia o início do processo de extradição, que será julgado ainda este ano, depois de terem sido detidos naquele país em janeiro de 2012 numa operação internacional do FBI contra o Megaupload.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.