Moçambique/Autárquicas: Renamo recorre para tribunal de resultados em cinco municípios

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 15 out (Lusa) - A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal força da oposição, interpôs recurso judicial dos resultados das eleições autárquicas de quarta-feira em cinco municípios do país, disse hoje à Lusa fonte do partido.

A Renamo reivindica vitória em 13 das 53 autarquias do país, contra oito que constam do apuramento feito pelos órgãos eleitorais.

"Apresentámos recursos nos tribunais distritais dos municípios de Moatize, Monapo, Marromeu, Alto Molócue e Matola, porque ganhámos nesses municípios, mas os resultados foram falsificados", declarou o mandatário da Renamo junto dos órgãos eleitorais, André Majibire.

André Majibire disse à Lusa que os resultados das eleições nos municípios em que o partido recorreu basearam-se em editais falsificados a favor da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.

"Num dos casos, os editais foram falsificados depois de assinados e noutros provocaram-se escaramuças para que os nossos delegados de lista não assistissem à contagem", acusou.

Em caso de recusa de provimento dos recursos pelos tribunais distritais, prosseguiu, a Renamo vai recorrer ao Conselho Constitucional.

"Vamos esgotar todos os meios judiciais ao nosso dispor, porque ganhámos em 13 municípios, mas a vitória foi-nos negada em cinco", frisou.

Resultados oficiais divulgados no domingo dão vitória à Renamo em oito autarquias contra 44 da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, enquanto o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, ganhou no município da Beira.

PMA // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.