Interdição a menores de 18 anos de algumas fotos de Mapplethorpe é inaceitável - João Ribas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) - O diretor artístico de Serralves, responsável pela organização da exposição de Mapplethorpe, João Ribas, considerou "inaceitável" a interdição a menores de 18 anos de uma sala, justificando esta como um dos motivos da sua demissão.

Em causa está a "alteração" da sinalética à entrada de uma sala com fotografias de caráter mais explícito ou gráfico, que alertava para esse conteúdo, para uma de total interdição a menores de 18 anos, mesmo que acompanhados pelos pais.

"A exigência de incluir a referência aos 18 anos para tornar a sala interdita, parece-me inaceitável. Temos 20 anos de prática, em que houve outros conteúdos gráficos e explícitos com esta sinalética, usada em outras partes do mundo", afirmou.

Esta sinalética referida pelo responsável, que deveria ser colocada à entrada da sala ou na zona de transição entre os espaços, avisava para a existência de conteúdos explícitos.

João Ribas acrescentou ainda que também estava previsto a existência de um assistente de sala, além da sinalética que alertava para os pais ou adultos que acompanhavam os menores.

"O que acontece sempre é um aviso sensato na entrada ou na transição entre os espaços desses conteúdos que alertam e permitem ao público escolher, com um aviso e assistente de sala. A sinalética não limitava a faixa etária, alertava para conteúdos", frisou.

"Não entendi e achei de mau gosto interditar", o que significava que nem acompanhado de um adulto os menores de 18 anos poderiam entrar na sala".

João Ribas lembrou que inclusivamente já houve sexo explícito em exposições e não houve esta proibição.

O responsável afirmou ainda que pensa numa "exposição aberta a todos e questiona: "Um jovem de 15 anos que tem acesso a tudo na internet não pode ir assistir a uma exposição de Mapplethorpe acompanhado do seu pai?".

João Ribas salientou ainda aos deputados que é "demissionário num quadro de resistência a um cenário" que considera "intolerável".

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.