Cavaco espera que país atraia mais empresários brasileiros

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jun (Lusa) - O Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva, afirmou hoje esperar que mais empresários brasileiros olhem para as potencialidades de Portugal, no final de um encontro com a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

"Muitas empresas portuguesas investem no Brasil, e nós desejamos que mais empresas brasileiras olhem para Portugal, para as potencialidades de investimento em Portugal, para as possibilidades de desenvolver relações comerciais mais intensas", afirmou Cavaco Silva, no Palácio de Belém, com Dilma Rousseff ao seu lado, em declarações aos jornalistas, sem direito a perguntas.

"Estou convencido de que esta visita da Presidente da República do Brasil contribuirá para alertar os empresários brasileiros para as potencialidades de Portugal, e os empresários portugueses ganharão mais confiança para desenvolverem as suas atividades comerciais e de investimento no Brasil", acrescentou.

Nestas declarações à comunicação social, o chefe de Estado português referiu que "o Brasil é um candidato natural ao Conselho de Segurança das Nações Unidas como membro permanente, e sempre tem tido e continuará a ter o apoio de Portugal" para esse objetivo.

Cavaco Silva disse também que "Portugal apoia fortemente a realização de um acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul".

O Presidente da República congratulou-se pelo atual "peso político e económico internacional do Brasil" e manifestou-se emocionado por receber Dilma Rousseff no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

"Espero que se sinta bem em Portugal, Presidenta, porque é com uma alegria muito particular que o povo português a acolhe", declarou.

Segundo Cavaco Silva, esta visita de Dilma Rousseff "é a demonstração da vontade, do interesse de passar para um patamar ainda mais elevado das relações de amizade, das relações económicas, culturais" entre Portugal e o Brasil, que qualificou de "estratégicas" e considerou estarem a atravessar "uma fase muito dinâmica".

As relações entre a União Europeia e o Brasil, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o valor económico da língua portuguesa foram temas discutidos neste encontro, de acordo com o chefe de Estado português.

"Alguns domínios menos explorados foram hoje também aqui abordados, como seja a cooperação no domínio da ciência, investigação, tecnologia, e também a cooperação no domínio das indústrias criativas", adiantou.

A Presidente da República Federativa do Brasil chegou ao Palácio de Belém cerca das 17:00, onde foi recebida pelo Presidente da República de Portugal, com honras militares.

Os dois chefes de Estado estiveram reunidos durante pouco mais de uma hora, num encontro em que também participaram os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, e do Brasil, Antonio Patriota.

Dilma Rousseff está em Lisboa desde domingo e regressa ao Brasil hoje à noite.

De Belém, a Presidente do Brasil seguiu para São Bento, para um encontro com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, após o qual não estão previstas declarações de nenhum dos governantes.

Antes de regressar ao Brasil, a chefe de Estado e de Governo do Brasil vai participar, hoje à noite, conjuntamente com Cavaco Silva, na cerimónia de entrega do Prémio Camões ao escritor moçambicano Mia Couto, no Palácio de Queluz.

Nesta curta visita a Portugal, Dilma Rousseff, que é membro do Partido dos Trabalhadores, reuniu-se também com dois socialistas, o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o antigo Presidente da República Mário Soares.

A reunião com António José Seguro realizou-se no domingo ao final da tarde e o encontro com Mário Soares aconteceu hoje de manhã, ambos num hotel de Lisboa.

IEL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.