Mais de 50% da população de Soure já tem eletricidade

| País
Porto Canal com Lusa

Soure, Coimbra, 16 out (Lusa) - Mais de 50% da população de Soure já tem eletricidade, depois de a tempestade Leslie ter deixado todo o concelho às escuras, no sábado, informou o município, esperando que entre hoje e quarta-feira seja possível uma reposição total.

Ao terceiro dia após a passagem da tempestade, "mais de 50% das pessoas de Soure já têm eletricidade", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, Mário Jorge Nunes, referindo que toda a zona serrana e zona norte do concelho, bem como grande parte da freguesia sede do município, voltaram a ter luz, mesmo que com algumas falhas.

As freguesias de Samuel e Vinha da Rainha, a zona sul da freguesia de Soure e parte da união de freguesias de Gesteira e Brunhós continuam sem luz, "para além de alguns casos pontuais" noutras zonas do concelho, referiu.

Segundo Mário Jorge Nunes, a reposição do abastecimento de energia está a ocorrer "de forma mista", seja através de geradores ou do restabelecimento de algumas linhas de média tensão.

"Neste momento, chegaram 16 geradores do Exército que espero que comecem a funcionar ainda durante o dia de hoje", afirmou o autarca, explicando que já pediu mais geradores, mas que também acredita que "algumas linhas de média tensão comecem a funcionar" entretanto.

Apesar de consciente da dificuldade na resolução imediata deste problema, o presidente de Câmara de Soure espera que entre hoje e quarta-feira seja possível assegurar luz a todas as pessoas do concelho.

Nas telecomunicações, continuam a registar-se "muitas falhas", que devem começar a ser resolvidas à medida que a eletricidade vai sendo reposta.

Já relativamente ao abastecimento de água, já é possível assegurar água a quase 100% do concelho, podendo ainda "haver pequenas falhas pontuais", esclareceu.

De acordo com o autarca, a maioria das escolas continua encerrada, tendo como expectativa que muitos dos problemas nos estabelecimentos de ensino fiquem resolvidos hoje e que a maioria dos alunos possa regressar às aulas na quarta-feira.

A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.

Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.