Luso-descendente vai liderar Gabinete de Estratégia Política da Casa Branca

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 04 fev (Lusa) - O luso-descendente David Simas, de 43 anos, foi nomeado líder do Gabinete de Estratégia Política da Casa Branca na área da comunicação e estratégia, em preparação das eleições intercalares de novembro para a Câmara dos Representantes e Senado.

A Casa Branca anunciou ainda a nomeação de Broderick Johnson para secretário do gabinete, Amy Brundage para diretora de comunicações e Anne Wall e Amy Rosenbaum para assessoras para assuntos legislativos.

"O povo americano vai ser muito bem servido pelo talento e dedicação de David, Broderick, Amy, Anne e Amy nos seus novos cargos. Aguardo ansiosamente trabalhar com eles nos meses e anos que se seguem para continuar a fazer avançar o nosso país", disse, em comunicado, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No ano passado, David Simas foi nomeado assessor e conselheiro de Obama na área da comunicação e estratégia.

Nos últimos meses, trabalhava na área da reforma da saúde, aconselhando a administração norte-americana com os problemas de implantação das mudanças estabelecidas pela nova legislação conhecida como "Obamacare".

Simas vai agora liderar um gabinete que Obama tinha extinguido em 2011, embora apenas com um terço dos 15 elementos que tinha até então.

As eleições de novembro, em que se disputam todos os 435 lugares da Câmara dos Representantes e 33 dos 100 lugares do Senado, são consideradas fundamentais para Barack Obama, que precisa manter o controlo da câmara alta para assegurar a passagem de algumas das suas propostas nos últimos dois anos de mandato.

Simas deverá aconselhar os candidatos democratas, ajudando a calendarizar angariações de fundos, visitas de campanha do Presidente e outras mensagens de apoio e ajudar a coordenar a estratégia de campanha com o Comité Democrata Nacional e outros organismos nacionais e locais.

No apoio direto ao Presidente, Simas deve continuar a aconselhar Obama no apoio as suas políticas e acompanhar áreas como a política climática.

Em 2012, durante a última campanha presidencial, o advogado luso-descendente foi diretor de sondagens dos democratas. Durante os primeiros dois anos de mandato de Barack Obama serviu como assessor do conselheiro David Axelrod.

David é filho de António Simas, do Faial da Terra, São Miguel, Açores, e de Deolinda Matos Simas, de Abela, Alentejo. Os dois portugueses emigraram para Taunton, em Massachusetts, nos anos 60.

Foi neste estado norte-americano que nasceu David e a irmã, Melissa, jornalista que apresentou o noticiário do Kark 4, um canal afiliado da NBC, até 2012.

David Simas é licenciado em Ciência Política, na Universidade de Stonehill, e Direito, na Escola de Direito de Boston. Tornou-se conhecido na comunidade portuguesa ao exigir às companhias de televisão por cabo que incluíssem a RTP Internacional nos seus pacotes.

Já como advogado, tornou-se colunista de um jornal da comunidade e participou em programas de rádio.

Acabou por ser contratado para o Congresso de Massachusetts, onde ficou até 2007, ano em que foi nomeado chefe de gabinete do governador Deval Patrick. Há cinco anos, o homem que inventou o slogan "Yes We Can", David Axelrod, convidou-o para a Casa Branca.

Na cimeira da NATO em Lisboa, em novembro de 2010, Barack Obama apresentou Simas à comunicação social.

"A família do David está a ver", disse o Presidente dos Estados Unidos, apresentando: "Este é o meu amigo David Simas."

AYS // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.