Chefe de gabinete de Graça Fonseca é a nova secretária de Estado da Cultura

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) -- A nova secretária de Estado da Cultura, Ângela Carvalho Ferreira, desempenhou nos últimos anos funções enquanto chefe de gabinete da nova ministra da tutela, Graça Fonseca.

Segundo a biografia disponível no despacho que a designava, datado de dezembro de 2015 e publicado em janeiro, para a chefia do gabinete da então secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, Ângela Carvalho Ferreira nasceu em 1975, em Lisboa, sendo licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Pós-graduada em Direito das Autarquias Locais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Ângela Carvalho Ferreira iniciou a sua atividade profissional em 1999, na Câmara Municipal de Lisboa, "onde trabalhou na área da informação urbana e Planeamento municipal até ao ano de 2002".

Nesse ano, entrou para o Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Loures, onde foi assessora técnica do diretor departamental e do vereador do Urbanismo, assim como diretora de projeto do Plano Diretor Municipal e Chefe de Divisão de Planeamento Municipal, Ordenamento do Território e Reabilitação Urbana.

Em 2007, fez parte do gabinete do subsecretário de Estado da Administração Interna nas funções de adjunta, pelas quais recebeu um louvor, no ano seguinte, de Fernando Rocha Andrade.

Em janeiro de 2014, entrou no gabinete da então vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Graça Fonseca, e em abril desse ano foi nomeada "Chefe de Divisão de Apoio Socioeducativo do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, tendo em junho de 2015 sido nomeada como Diretora do Departamento de Projetos Estruturantes da Direção Municipal de Urbanismo da mesma Câmara Municipal, onde exerceu funções até esta data", segundo o mesmo despacho de 2016.

Dez novos secretários de Estado, entre os quais Ângela Carvalho Ferreira, vão tomar posse na quarta-feira no âmbito da remodelação iniciada no domingo em cinco ministérios no Governo socialista liderado por António Costa, e cinco serão reconduzidos.

A substituição de Luís Filipe Castro Mendes por Graça Fonseca no Ministério da Cultura, esta semana, foi a segunda mudança desta legislatura naquela pasta, depois da saída de João Soares em 2016.

A agora ministra da Cultura, Graça Fonseca, foi Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, entre 1996 e 2000, vereadora na Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Economia, Inovação, Educação e Reforma Administrativa, entre 2009 e 2015.

Exerceu funções como chefe de gabinete do Ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, entre 2005 e 2007, no primeiro Governo liderado por José Sócrates.

TDI (PMF) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".