UE dá 320 milhões de euros à UNICEF

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, Nova Iorque, 04 fev (Lusa) - A União Europeia (UE) anunciou hoje ter prometido 320 milhões de euros ao fundo da ONU para a Infância (UNICEF) para lutar contra as doenças infeciosas e subnutrição das mulheres em 15 países em desenvolvimento.

Este financiamento acontece no quadro dos esforços para cumprir os objetivos do milénio para o desenvolvimento da ONU, sublinhou o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Pielbags, perante o conselho de administração da UNICEF.

"Há muito a fazer, antes da data limite de 2015, para atingir os objetivos do milénio e estes projetos vão ajudar-nos a avançar", declarou.

A mortalidade infantil regrediu para metade desde 1990, mas 18 mil crianças, com menos de cinco anos, morrem todos os dias de doenças infeciosas evitáveis.

De acordo com a UNICEF, o objetivo da ONU para 2015 - reduzir esta mortalidade em dois terços - não será atingido, a manter-se o ritmo atual, antes de 2028.

Pielbags e o diretor executivo da UNICEF, Anthony Lake, falaram também da situação humanitária na República Centro-Africana (RCA), que Lake visitou em janeiro.

"As crianças da RCA precisam desesperadamente de proteção e apoio (...) devemos redobrar urgentemente os esforços neste país", afirmou o responsável da UNICEF.

Na sexta-feira passada, à margem de uma cimeira da União Africana (UA), em Addis Abeba, a UE prometeu mais 45 milhões de euros para ajudar a República Centro-Africana a sair da crise.

A UE já desbloqueou 150 milhões de euros para a RCA e aprovou o destacamento de uma força europeia de cerca de 500 homens no país.

Vinte e cinco milhões destinam-se a apoiar a força da UA na República Centro-Africana (MISCA), e os restantes para o processo político destinado a pôr fim à crise no país.

A RCA, país com 4,5 milhões de habitantes, entrou numa espiral de violência intercomunitária e inter-religiosa desde o golpe de Estado de março de 2013 realizado pela coligação rebelde Séléka, dirigida por Michel Djotodia e com origem na minoria muçulmana, que afastou do poder o presidente François Bozizé.

Djotodia tornou-se o primeiro presidente muçulmano deste país, maioritariamente cristão, mas demitiu-se no passado dia 10 de janeiro por pressão internacional por não conseguir travar os confrontos entre cristãos e muçulmanos.

EJ // NS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.