Governo quer criar contribuição especial para conservação dos recursos florestais

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) -- O Governo quer criar uma contribuição especial para a conservação dos recursos florestais com o objetivo de promover a sustentabilidade dos recursos florestais, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) hoje divulgada.

O documento prevê uma autorização legislativa para o Governo criar "a contribuição especial para a conservação dos recursos florestais, com o objetivo de promover a coesão territorial e a sustentabilidade dos recursos florestais".

De acordo com o documento, o objetivo é "estabelecer uma taxa de base anual a incidir sobre o volume de negócios de sujeitos passivos de IRS ou IRC que exerçam, a título principal, atividades económicas que utilizem, incorporem ou transformem, de forma intensiva, recursos florestais".

Ao resultado daquela taxa "devem ser deduzidos os montantes anuais referentes a investimento, direto ou indireto, em recursos florestais, bem como contribuições ou despesas suportadas com vista a promover a proteção, conservação e renovação desses recursos".

Nesse sentido, prevê "identificar as atividades económicas que utilizem, incorporem ou transformem, de forma intensiva, recursos florestais", podendo a taxa "ser estabelecida de forma diferenciada por atividade económica".

A proposta define que "o produto da coleta é afeto ao Fundo Florestal Permanente e consignado ao apoio ao desenvolvimento de espécies florestais de crescimento lento", acrescenta a autorização lesgilativa que tem que ocorrer em 2019.

SR // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.