Setor da Justiça terá mais 85,3 milhões de euros que em 2018

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) -- A despesa total consolidada da área da Justiça prevista no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) é de 1.469 milhões de euros, um crescimento de 12,6%, face à estimativa para 2018.

Segundo o relatório do OE2019, entregue na segunda-feira pelo Governo no parlamento, o subsetor Estado tem um acréscimo de 6,3% da despesa, para que contribui em grande parte o orçamentado para projetos, parcela que recebe 20,2 milhões de euros, um aumento de 138,2% em relação ao ano anterior.

Destacam-se, entre outros, os projetos FSI -- Fundo para a Segurança Interna, Modernização dos Sistemas de Informação, Comunicação e Tecnologias de Segurança da Direção Geral da Administração da Justiça e a aquisição de viaturas especiais de segurança prisional.

No orçamento de atividades, o crescimento é de 4,6%, enquanto o orçamento do subsetor dos Serviços e Fundos Autónomos tem um acréscimo de 43,4% em relação à estimativa de 2018.

Esse crescimento deve-se, sobretudo, a um aumento do orçamento de projetos em receitas próprias do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), bem como a dotações referentes aos adiantamentos das custas judiciais.

Na despesa total consolidada, a maior fatia vai para as despesas com pessoal (66,2%), seguidas pelas aquisições de bens e serviços (24,8%) e aquisições de bens de capital (4,4%).

A proposta de Lei do OE2019, aprovada pelo Governo no sábado, foi entregue na noite de segunda-feira no parlamento, onde será discutida e votada na generalidade a 29 e 30 de outubro. A votação final global está agendada para 29 de novembro.

Na proposta de OE2019, o Governo estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% no próximo ano, uma taxa de desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 118,5% do PIB.

No documento, o executivo mantém a estimativa de défice orçamental de 0,2% do PIB no próximo ano e de 0,7% do PIB este ano.

CC // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.