Resolução da Câmara de Braga sobre parcómetros julgada improcedente

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 04 fev (Lusa) - O Tribunal Administrativo de Braga julgou improcedente a resolução fundamentada da autarquia bracarense para suspender a providência cautelar da concessionária de parcómetros sobre estacionamento pago à superfície, informa um comunicado enviado hoje pelo município à agência Lusa.

A autarquia de Braga explica que, uma vez recusados os seus argumentos, os efeitos da providência cautelar vão-se fazer sentir no imediato, ou seja, fica suspensa a revogação do alargamento do estacionamento pago.

Assim, a empresa concessionária, a ESSE - Estacionamento à Superfície e Subterrâneo S.A, informou a Câmara Municipal de Braga que vai "reiniciar de imediato a exploração, gestão e manutenção do estacionamento de duração limitada" nas artérias nas quais, na primeira reunião camarária deste mandato, o executivo suspendeu os parcómetros.

"Recorde-se que, na ausência de tal resolução fundamentada ou, como sucede no caso vertente, por força da sua não-aceitação por parte da magistrada, a referida providência cautelar produz efeitos imediatos enquanto não for judicialmente apreciada, o que ainda não sucedeu", lê-se.

Em 2012, ainda sob égide do socialista Mesquita Machado, a autarquia aprovou o alargamento da área de estacionamento pago a mais 27 artérias do centro da cidade.

Após as autárquicas de setembro, com a eleição de Ricardo Rio, o executivo revogou aquele alargamento na primeira reunião camarária, deliberação contra a qual a ESSE apresentou uma providência cautelar, cujos efeitos de suspensão da medida seriam imediatos, a menos que a autarquia apresentasse uma resolução fundamentada para o impedir, o que veio a acontecer.

No entanto, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga julgou improcedente a referida resolução mas, ainda assim, a autarquia reafirma a convicção de que a "decisão de revogação do alargamento é necessária, legítima e legal".

Além da questão do alargamento da área de superfície concessionada, a autarquia e a ESSE encontram-se a negociar uma possível indemnização a pagar pela Câmara pelo "excesso" de avenças de estacionamento nas artérias que figuravam na primeira versão do contrato de concessão.

"Há realmente um desequilíbrio para o contrato que decorre do aumento do número de avenças face ao inicial", disse Rio, após uma reunião com a ESSE a 23 de janeiro, pelo que o autarca concordou com a possibilidade de ter que pagar uma indemnização mas não o valor pedido pela concessionária.

Na data de celebração do contrato de concessão entre a Câmara Municipal de Braga e a ESSE para 1200 lugares concessionados existiam cerca de 30% de avenças, número que atualmente se situa nos 60 por cento.

"A única solução é ter critérios mais rigorosos na atribuição das avenças e encontrar uma solução equilibrada como existe noutros pontos do país e que acabe por fazer convergir o número de avenças com aquilo que era o rácio original", adiantou Rio.

JYCR // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.