Guiné Equatorial produziu menos 2.000 barris de petróleo por dia em setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Malabo, 15 out (Lusa) - A produção petrolífera da Guiné Equatorial diminuiu cerca de 2.000 barris por dia em setembro, segundo dados da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

De acordo com o último relatório mensal da OPEP, consultado hoje pela Lusa, a Guiné Equatorial alcançou uma produção diária de 126 mil barris de petróleo, com dados baseados em fontes secundárias da Organização.

A Guiné Equatorial foi o país com menor produção petrolífera em setembro entre os 15 que integram a OPEP, imediatamente atrás de países como Gabão (187 mil barris por dia), República do Congo (312 mil barris por dia) e Equador (531 mil barris por dia).

O relatório da OPEP refere também que, em termos de "comunicações diretas", a Guiné Equatorial terá visto a sua produção diária em agosto crescer 10.000 barris face a agosto.

Segundo os dados fornecidos por entidades oficiais à Organização, a Guiné Equatorial terá produzido 123 mil barris em agosto.

Nos últimos 20 anos, a exploração dos recursos petrolíferos foi o principal pilar para o crescimento da economia equato-guineense.

Para evitar uma dependência elevada da exploração do petróleo, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), comprometeu-se, em setembro, a apoiar a diversificação económica no país, através de um programa que incidirá, entre outros, sobre a transformação agrícola.

De acordo com dados do BAD, a queda do preço do petróleo afetou os investimentos públicos, que em 2017 representaram 17,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da Guiné Equatorial, diminuindo face aos 24,6% registados em 2013.

JYO // PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.