Mau tempo: Miranda do Corvo com muitos estragos nas coberturas das coletividades

| País
Porto Canal com Lusa

Miranda do Corvo, Coimbra, 15 out (Lusa) - O município de Miranda do Corvo contabiliza cerca de meio milhão de euros de prejuízos provocados pela tempestade Leslie, que atingiu fortemente a região Centro, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

Apesar do levantamento dos estragos ainda não estar concluído, o presidente da Câmara, Miguel Baptista, adiantou que os prejuízos de maior monta verificaram-se em equipamentos de coletividades, sobretudo no setor norte do concelho.

"O pavilhão da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Senhor da Serra ficou completamente destruído, é perda total", salientou o autarca, que estima um investimento na ordem dos 200 mil euros para a sua reconstrução.

No entanto, acrescentou, registaram-se também estragos, embora de menor gravidade, nas coberturas de "mais meia dúzia" de associações da União de Freguesia de Semide e Rio de Vide.

A Escola Ferrer Correia, no Senhor da Serra, sofreu danos de grande monta nos painéis fotovoltaicos de produção de energia, impedindo a realização de aulas no dia de hoje.

O Santuário do Divino Senhor da Serra e a capela de Lamas sofreram também estragos ao nível das coberturas, tal como várias estufas de viveiristas na zona de Semide e de produtores de caracóis na localidade de Godinhela.

Ao nível de equipamentos municipais, o presidente da autarquia disse que os estragos se confinam, essencialmente, à sinalética, mobiliário urbano, contentores do lixo e guardas de segurança rodoviária.

A tempestade Leslie provocou também pequenos estragos no campo municipal sintético, no Bairro Sá Carneiro, e na cobertura de "largas dezenas de habitações", com duas pessoas desalojadas, que foram instaladas em casa de familiares.

No concelho de Miranda do Corvo não há danos a registar em viaturas.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No domingo à noite, a Altice Portugal revelou que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estavam com serviços afetados, na sequência da tempestade.

Já a EDP Distribuição declarou no domingo o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

Mais de 100 mil consumidores estavam sem energia elétrica na tarde de domingo.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".