Cooperativa de Felgueiras tem a segunda maior campanha de vindimas da década

| Norte
Porto Canal com Lusa

Felgueiras, Porto, 15 out (Lusa) - A campanha de vindimas na Cooperativa Agrícola de Felgueiras, uma das maiores dos vinhos verdes, atingiu este ano os 7,25 milhões de quilos de uvas, constituindo a segunda mais elevada da década, segundo a instituição.

"Este vai ser um bom ano, só superado pelo ano passado, que foi um ano atípico", disse hoje à Lusa Rui Madeira Pinto, da direção da instituição.

Segundo o diretor, a produção alcançada é suficiente para se garantir uma boa campanha de vendas e o crescimento que se tem verificado, nomeadamente ao nível da exportação de vinho verde.

"Vamos reforçar os stocks e prevemos, por isso, uma campanha tranquila", anotou, enquanto destacava também a boa graduação das uvas e o seu bom estado sanitário.

"Vamos com certeza ter vinho de qualidade", reforçou.

Da campanha deste ano, destacou também a entrada de 50 novos associados que confiaram as suas uvas à instituição, o que permitiu reunir a produção, este ano, de 720 viticultores, de vários concelhos das regiões do Tâmega, Sousa, Ave e Basto.

Esse crescimento, assinalou ainda Rui Madeira Pinto, decorre dos valores por quilograma de uvas que a Cooperativa Agrícola de Felgueiras está a atribuir aos produtores, o qual, no ano passado, foi em média de 44 cêntimos, atingindo em alguns casos os 53.

O dirigente previu que esse valor vai continuar a aumentar, condição que considerou essencial para garantir que os produtores continuam a investir na boa qualidade das suas vinhas e aumentam a produção.

Face à boa campanha das vindimas, à qual se juntam os demais produtos, com destaque para o quivi (Felgueiras é o maior produtor nacional daquele furto), Rui Madeira Pinto disse estarem reunidas as condições para a instituição voltar a aumentar o volume total da sua faturação, atingindo este ano os 10,5 milhões de euros.

A exportação de vinho verde, em crescendo nos últimos anos e que já representam 30% das vendas, sobretudo para o mercado russo, mas também para o Brasil e Estados Unidos, tem ajudado aos bons resultados económicos da instituição.

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras é a maior da região do Tâmega e Sousa em volume de produção e uma das maiores da região dos vinhos verdes, conjuntamente com Melgaço.

APM // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.