Leiria ainda tem falhas de fornecimento de energia e comunicações

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 15 out (Lusa) - O Município de Leiria, após a passagem do furacão Leslie, no sábado, ainda tem freguesias com falhas de energia e de comunicações, que estão a ser repostas pelas entidades responsáveis, disse hoje o presidente da Câmara, Raul Castro.

Raul Castro (PS) afirmou à agência Lusa que os efeitos do Leslie na noite de sábado ainda se fazem sentir em algumas zonas do norte do concelho, ao nível do fornecimento de energia elétrica e telecomunicações.

"As situações mais complicadas foram em Carvide e na Praia do Pedrógão, onde além de danos maiores na restauração - um restaurante foi destruído - houve veículos estacionados que também foram afetados. Continuam a registar-se falhas de fornecimento em algumas situações pontuais na freguesia da Bajouca, tendo já sido reposta em Paul, na freguesia de Monte Redondo", referiu o autarca.

Em relação às telecomunicações, "registam-se ainda falhas nas zonas do Pedrógão, Coimbrão, Bajouca, Monte Redondo e Monte Real".

Raul Castro afirmou que o Município tem estado a acompanhar o trabalho de reposição destes serviços junto das entidades responsáveis pelo fornecimento, quer da energia, quer das telecomunicações, e que na Praia do Pedrógão "uma intervenção imediata junto de uma antena que ameaçava cair impediu que a situação fosse mais grave".

Em comunicado, o Município de Leiria informa ainda que "devido aos efeitos causados pela tempestade Leslie, o Agromuseu Dona Julinha, em Ortigosa, irá estar encerrado durante esta semana, a fim se de proceder aos necessários trabalhos de limpeza na sequência da queda de árvores".

O presidente da Câmara revelou que foram registadas cerca de 100 ocorrências entre sábado à noite e a manhã de domingo.

"Houve danos no parque de campismo do Pedrógão, vários sinais de trânsito derrubados, árvores partidas e ramos espalhados pelas estradas. No terreno estão várias equipas a proceder a trabalhos de limpeza para voltarmos à normalidade o mais rápido possível".

Apesar da queda de chaminés e de "muitas telhas partidas", Raul Castro garantiu que não há situações de desalojados ou deslocados. "Houve muitos danos e preocupantes para quem os sofreu, mas felizmente não há situações demasiado graves", frisou.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No domingo à noite, a Altice Portugal revelou que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estavam com serviços afetados, na sequência da tempestade.

Já a EDP Distribuição declarou no domingo o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.

Mais de 100 mil consumidores estavam sem energia elétrica na tarde de domingo.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.