Governo: CDS quer saber se remodelação afeta escolha de vogal para a ERSE

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 out (Lusa) -- O CDS questionou hoje o presidente da comissão parlamentar de Economia se a remodelação governamental afetou a escolha do deputado socialista Carlos Pereira para vogal da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE).

Depois de a energia ter mudado de tutela, do Ministério da Economia para a do Ambiente, com a remodelação do Governo, no domingo, os centristas querem saber se esse facto tem influência na escolha de Carlos Pereira, cuja audição, em comissão, está agendada para quarta-feira.

Os deputados do CDS escreveram uma carta à comissão em que pedem, "com caráter de urgência", se continua válido o parecer da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) sobre a personalidade indicada para vogal da ERSE "após as modificações na tutela", lê-se na carta.

A dúvida coloca-se, segundo a carta, dado ser "habitual que os atos de gestão não transitem dentro do Ministério, sempre que há mudança do 'titular da pasta'".

A Assembleia da República tem pendente o parecer sobre a escolha do socialista Carlos Pereira para este órgão regulador, que foi criticada pelos partidos da oposição, PSD e CDS/PP.

A comissão de Economia ouviu na sexta-feira Manuel Caldeira Cabral, o ministro da Economia que hoje saiu do Governo, após a remodelação de domingo.

Na audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, o ministro disse "não perceber" como é que a escolha de um deputado socialista para vogal do regulador energético pode colocar em causa a sua "independência" no cargo, assegurando que a nomeação não foi "partidária".

Manuel Caldeira Cabral afirmou fazer "uma avaliação positiva" de Carlos Preciso e precisou que o deputado foi uma escolha do próprio devido à "admiração pela capacidade de trabalho" e pela sua forma "de entender temas na área da Economia".

NS (ANE) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.