Capoulas Santos insiste que Bruxelas tem que manter nível de apoios agrícolas

| Política
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 15 out (Lusa) -- O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, reiterou hoje, no Luxemburgo, que Portugal vai bater-se por manter "o mesmo nível de apoio aos agricultores" sem aumentar o cofinanciamento nacional no pilar do desenvolvimento rural.

Lembrando que a proposta apresentada pela Comissão Europeia para a Política Agrícola Comum (PAC) no período entre 2021 e 2027 prevê um aumento do cofinanciamento português no segundo pilar (desenvolvimento rural), Capoulas Santos manteve a estratégia de Lisboa nas negociações com Bruxelas: "O nosso objetivo é reduzir essa proposta, de modo a que o esforço [nacional] adicional seja menor, mantendo o mesmo nível de apoio aos agricultores".

O ministro da Agricultura, que hoje participa, no Luxemburgo, numa reunião com os homólogos da UE, reiterou que Lisboa quer "manter a atual dotação para os agricultores portugueses".

Luís Capoulas Santos lembrou ainda que, no primeiro pilar, relativo aos pagamentos diretos aos agricultores, "Portugal beneficiará até de um aumento de 160 milhões de euros".

Para as regiões autónomas dos Açores e Madeira, mantiveram-se no próximo quadro financeiro plurianual, os respetivos envelopes financeiros.

IG/AMG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".