Clube de caça de Vila Verde e presidente acusados de um crime de poluição

Clube de caça de Vila Verde e presidente acusados de um crime de poluição
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público (MP) acusou um clube de caça e pesca de Vila Verde e o respetivo presidente de um crime de poluição, pela contaminação de um terreno agrícola com “uma enorme quantidade de chumbos”.

Em nota publicada esta segunda-feira na sua página, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que em causa está um campo para a prática de tiro a chumbo que o clube mantém pelo menos desde 2005 na freguesia de Sabariz.

“Como consequência desta atividade e de não terem sido implementadas as medidas de proteção legalmente previstas, uma enorme quantidade de chumbos depositaram-se no solo de terreno contíguo usado para fins agrícolas e pecuários, contaminando-o”, acusa o MP.

Acrescenta que os valores resultantes de análises efetuadas àquele solo em 2011 e 2016 caracterizavam-no como “tóxico”, com teores de chumbo de 11 a 16 vezes superiores ao limite legal, consoante o momento da colheita e a camada de solo sobre que incidiu a análise.

O campo em questão destina-se à prática de tiro a chumbo nas modalidades de fosso universal, fosso olímpico, trap, double trap, compak sporting e tiro ao voo.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.