Clube de caça de Vila Verde e presidente acusados de um crime de poluição

Clube de caça de Vila Verde e presidente acusados de um crime de poluição
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público (MP) acusou um clube de caça e pesca de Vila Verde e o respetivo presidente de um crime de poluição, pela contaminação de um terreno agrícola com “uma enorme quantidade de chumbos”.

Em nota publicada esta segunda-feira na sua página, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que em causa está um campo para a prática de tiro a chumbo que o clube mantém pelo menos desde 2005 na freguesia de Sabariz.

“Como consequência desta atividade e de não terem sido implementadas as medidas de proteção legalmente previstas, uma enorme quantidade de chumbos depositaram-se no solo de terreno contíguo usado para fins agrícolas e pecuários, contaminando-o”, acusa o MP.

Acrescenta que os valores resultantes de análises efetuadas àquele solo em 2011 e 2016 caracterizavam-no como “tóxico”, com teores de chumbo de 11 a 16 vezes superiores ao limite legal, consoante o momento da colheita e a camada de solo sobre que incidiu a análise.

O campo em questão destina-se à prática de tiro a chumbo nas modalidades de fosso universal, fosso olímpico, trap, double trap, compak sporting e tiro ao voo.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.