Ministro da Administração Interna garante energia elétrica ainda esta noite em Soure

| País
Porto Canal com Lusa

Soure, Coimbra, 14 out (Lusa) - O ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita, garantiu hoje que a vila de Soure, um dos concelhos mais afetados pela passagem do furação Leslie, que atingiu a região Centro, terá energia elétrica ainda esta noite.

"A proteção civil continua a trabalhar intensamente aqui e, por isso, iremos ainda hoje assegurar, com recurso a geradores, a sede de concelho terá energia elétrica esta noite", disse o governante, à saída dos Paços do Concelho de Soure, no distrito de Coimbra, após uma reunião com os presidentes do município e das juntas de freguesia.

Segundo Eduardo Cabrita, esta é uma forma de atenuar o principal problema que afeta todo o concelho, "enquanto a empresa distribuidora vai intervindo nos elementos estruturais que afetam hoje praticamente todo o concelho".

O ministro da Administração Interna adiantou ainda que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em articulação com a autarquia, iniciou o trabalho de identificação dos prejuízos em habitações, nas empresas, equipamentos municipais e públicos e também na agricultura.

Noventa por cento das habitações de oito das dez freguesias de Soure sofreram danos na sequência do furacão Leslie, que atingiu a região Centro, no sábado, disse hoje o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, que decretou o estado de calamidade pública no concelho.

"Do levantamento já feito há um número muito significativo de habitações afetadas, ainda que não ponham em causa a sua utilização, na sua esmagadora maioria, mas será necessária uma intervenção rápida para que a vinda de chuva não agrave os danos", salientou.

Eduardo Cabrita salientou "a grande capacidade de atuação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, com o reforço de meios, que, em estreita articulação com a proteção civil municipal e com as forças de segurança, permitiu que num concelho bastante afetado por este fenómeno meteorológico não se tivesse verificado nenhum dano pessoal significativo".

Confrontando pelos jornalistas, o ministro da Administração Interna não quis falar da possibilidade de o Governo apoiar financeiramente os estragos nos concelhos afetados sem ter uma avaliação rigorosa dos prejuízos.

AMV (SSS) // ANP.

Lusa/fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.