Governo avança com levantamento de prejuízos do mau tempo para aprovar apoios em breve

Governo avança com levantamento de prejuízos do mau tempo para aprovar apoios em breve
| País
Porto Canal com Lusa

A administração pública vai começar a fazer um levantamento dos prejuízos causados pela tempestade Leslie, para que os apoios possam ser aprovados no próximo Conselho de Ministros, informou este domingo o ministro da Administração Interna.

Segundo Eduardo Cabrita, estão já a ser mobilizadas estruturas dos ministérios da Agricultura e da Educação, bem como da Segurança Social e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para se avançar com o levantamento dos prejuízos no território afetado pela tempestade Leslie, que afetou a região Centro, com maior incidência nos distritos de Coimbra e de Leiria.

O levantamento vai ser feito com a coordenação da CCDRC, por forma a se identificarem os prejuízos em empresas, habitações, na área agrícola e nos equipamentos municipais que precisem de ser recuperados, referiu o ministro da Administração Interna, que falava aos jornalistas após uma reunião na Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Para o ministro, é importante que se avance com este trabalho "para que se possa já olhar para o dia seguinte".

Eduardo Cabrita pretende que este levantamento preliminar esteja pronto até ao próximo de Conselho de Ministros, para que aí possa já ser definido "o modelo de apoio que vá ser adotado".

Para o membro do Governo, as habitações sem condições de habitabilidade serão prioritárias, sublinhando que será também necessário uma rápida reposição de vários serviços públicos afetados, nomeadamente escolas e estruturas de apoio a idosos.

Eduardo Cabrita apontou para o exemplo da Escola de 2.º e 3.º ciclos da Carapinheira, em Montemor-o-Velho, que devido aos danos causados, será necessário encontrar um espaço alternativo para os alunos.

A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.

Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Caças portugueses intercetam aviões russos em espaço aéreo da NATO

A Força Aérea Portuguesa (FAP) intercetou na segunda-feira duas aeronaves russas que se aproximavam do espaço aéreo da NATO e escoltou-as de volta à fronteira dos estados bálticos, divulgou este ramo das Forças Armadas.