Procura de terrenos a 1 euro superou expectativas em Santa Marta de Penaguião

Procura de terrenos a 1 euro superou expectativas em Santa Marta de Penaguião
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião disse hoje que a procura dos lotes na zona industrial, colocados à venda a um euro, superou as expectativas, com 39 propostas para 20 espaços disponíveis.

Em dezembro, o município duriense anunciou a venda ao "preço simbólico de um euro" os terrenos disponíveis na zona oficinal ou industrial do concelho.

Na altura, o presidente Luís Machado afirmou à agência Lusa que o objetivo era "facilitar a instalação de empresas no município e contribuir para a criação de empregos".

A falta de emprego neste concelho, onde a atividade predominante é a vitivinicultura, é precisamente um dos problemas "mais graves" e que, segundo o autarca, leva as pessoas a migrar ou emigrar.

"Entendemos que a situação é bastante difícil, quer do município quer a nível nacional, e então decidimos, como não podemos doar, vender a um preço simbólico", frisou Luís Machado.

A zona oficinal representou um investimento de cerca de dois milhões de euros, e dispõe de 24 lotes, de cerca de 500 metros quadrados cada, dos quais 20 ainda estão desocupados. Os terrenos estavam à venda a 25 euros o metro quadrado.

Cerca de dois meses depois do anúncio da medida, o autarca garante que a "aposta foi ganha" porque a procura "superou todas as expectativas".

"É importante o dinheiro, nós também estamos a passar por dificuldades financeiras, mas o dinheiro não é tudo e nós preferimos não ter dinheiro e ter aquele espaço ocupado", sublinhou.

Para os 20 lotes disponíveis, foram apresentadas 39 propostas de aquisição para os mais variados fins, desde a instalação de empresas de transportes, de enchidos, serralharias, armazenagem, ou ligadas à atividade agrícola.

"Esta procura revela que as pessoas acreditam nas potencialidades deste concelho", frisou Luís Machado.

Agora, segundo o autarca, a prioridade na atribuição dos lotes vai ser dada aos empresários residentes neste território, empresas que já estejam localizadas aqui ou que criem mais postos de trabalho.

A adjudicação dos lotes deverá ser feita durante o mês de março.

As empresas terão dois anos para iniciar as obras e, se quiserem alienar os lotes, a câmara terá que se pronunciar, salvaguardando assim, de acordo com o presidente, "qualquer especulação imobiliária".

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.