Portas evita politica nacional e faz referência "sem ironias" a "bocadinho laranja"

| Política
Porto Canal com Lusa

Peniche, Leiria, 14 out (Lusa) -- O ex-líder do CDS-PP Paulo Portas evitou hoje comentar a política portuguesa e deu uma aula aos "alunos" da escola de quadros da Juventude Popular (JP), em que mostrou um gráfico com o "bocadinho laranja".

"Sem ironias", afirmou Paulo Portas, causando alguns risos na sala do hotel de Peniche, Leiria, onde os 'alunos' da JP o ouviram falar sobre a Europa no Mundo, numa noite de vento e chuva por causa da tempestade tropical Leslie.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, retirado da vida política ativa desde 2015, mostrava um gráfico sobre a evolução da população mundial por continentes nas próximas décadas.

No gráfico surgia um queijo em que a fatia da Europa, em azul (cor do CDS) diminui e a fatia de África, a laranja (cor do PSD), crescia.

"No queijinho muda, essencialmente, o bocadinho laranja... Sem ironias", disse.

De resto, de Portugal, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros fez uma referência direta à política externa e à opção pelos países de África e América Latina.

"Para Portugal, África e América Latina são expressões naturais da nossa presença e Portugal deve cuidar das suas afinidades eletivas", disse.

NS // FST

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".