Moçambique/Autárquicas: Frelimo vence segundo maior município, onde oposição já festejava

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 13 out (Lusa) - A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, venceu as eleições no segundo maior município do país, segundo resultados oficiais divulgados hoje, depois de a oposição ter anunciado que tinha conquistado aquele município.

Os dados divulgados no portal conjunto na Internet do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e da Comissão Nacional de Eleições (CNE) anuncia que a Frelimo obteve 48,05% dos votos contra 47,28% da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

A Frelimo ganhou por uma diferença de 2.197 votos (137.875 contra 135.678).

A Renamo tinha-se declarado na sexta-feira vencedora numa conferência de imprensa e em declarações do cabeça-de-lista à Lusa, numa altura em que se aguardava pelos dados oficiais.

Já hoje, o líder interino do partido, Ossufo Momade, disse estar preocupado com a demora na divulgação de resultados pelos órgãos eleitorais.

"Preocupa-nos bastante a demora de divulgação de resultados de apuramento intermédio de municípios onde o partido Renamo obteve a maioria", incluindo nesse lote o município da Matola.

Os dados divulgados na Internet pelo STAE e CNE até às 12:30 de hoje (menos uma hora em Lisboa) mostram os resultados finais em 34 dos 53 municípios, com a Frelimo a dominar o mapa e com a Renamo a vencer em quatro, incluindo a capital provincial de Nampula.

De acordo com a informação oficial na Internet, as contas estão fechadas em quatro de 11 províncias: Cabo Delgado, Niassa, Manica e Gaza.

Os 19 municípios cujos resultados finais estão por divulgar incluem vários pertencentes às províncias mais populosas, Nampula e Zambézia, assim como da capital, Maputo.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.