OE2019: Frente Comum acusa Governo de violar lei da negociação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 out (Lusa) -- A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública acusou hoje o Governo de violar a lei da negociação por não apresentar uma proposta de aumentos salariais no âmbito da discussão sobre o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

A dirigente da Frente Comum Ana Avoila disse que saiu "defraudada" da reunião de hoje com o ministro das Finanças, Mário Centeno, por não lhe ter sido apresentada uma proposta concreta sobre as matérias para a função pública que irão integrar o OE2019, nomeadamente sobre aumentos salariais.

"Confirmámos que o Governo não respeita os sindicatos", disse Ana Avoila aos jornalistas no Ministério das Finanças, em Lisboa.

Segundo acrescentou, o Governo "pretende aprovar amanhã [sábado] em Conselho de Ministros aquilo que será uma possível proposta, ou não, e por isso vão violar a lei da negociação porque vão aprovar uma coisa que nem discutiram com os sindicatos".

Para a dirigente sindical, a reunião de hoje serviu apenas para Mário Centeno "fazer charme político".

Sobre a paralisação marcada para dia 26 pela Frente Comum, à qual se deverão juntar as duas estruturas sindicais da UGT com assento na negociação (a FESAP e o STE), Ana Avoila disse acreditar que "vai ser uma grande greve".

"Vai ser uma grande resposta a uma política que não está a satisfazer os trabalhadores da função pública e que está a gorar as expectativas que foram criadas com esta governação", sublinhou a dirigente sindical.

A Frente Comum foi a primeira das três estruturas sindicais a convocar uma greve na função pública para dia 26. Hoje, após as reuniões no Ministério das Finanças, também a Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) anunciaram que emitiram pré-avisos de greve para o mesmo dia.

DF // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.