STE junta-se à Frente Comum e à FESAP e admite greve no Estado no dia 26

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 out (Lusa) -- O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) anunciou hoje que emitiu um pré-aviso de greve para dia 26 contra a falta de proposta do Governo para aumentos salariais, juntando-se assim às outras duas estruturas sindicais da função pública.

O anúncio foi feito pela presidente do STE, Helena Rodrigues, à saída de uma reunião com o ministro das Finanças, Mário Centeno, em Lisboa, no âmbito das negociações para o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

A dirigente sindical saiu "dececionada" da reunião no Ministério das Finanças, a quarta sobre o tema, devido à ausência de propostas concretas para a função pública, nomeadamente sobre aumentos salariais.

Questionada sobre se o STE, filiado na UGT, vai avançar para a greve dia 26, tal como já admitiram a Frente Comum, da CGTP e a Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), da UGT, Helena Rodrigues respondeu que já tinha entregue o pré-aviso.

"O STE também tem pré-aviso para esse dia", disse Helena Rodrigues.

Sobre a reunião de hoje com Mário Centeno, a dirigente do STE disse que o ministro "não referiu sequer qualquer valor", preferindo falar antes sobre "a sustentabilidade das contas públicas".

"Foi uma reunião em que nos cumprimentámos, mas de concreto, de substantivo não tivemos nada", afirmou a sindicalista, referindo que o STE vai pedir negociação suplementar ao Governo, tal como a FESAP.

As três estruturas sindicais estão esta tarde a ser ouvidas nas Finanças.

DF // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.