Estados Unidos da América felicitam Guiné Equatorial pelos 50 anos de independência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 12 out (Lusa) - O chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pompeo, felicitou a Guiné Equatorial pelos 50 anos de independência, que se assinalam hoje.

Numa nota enviada pelo Departamento de Estado, Mike Pompeo assinalou as relações entre os dois países, tanto a nível económico, como a nível diplomático.

"Os Estados Unidos e a Guiné Equatorial gozam de fortes relações económicas. A nossa colaboração durante o vosso [Guiné Equatorial] mandato no Conselho de Segurança das Nações Unidas é um indicador da partilha de objetivos internacionais", escreveu Pompeo.

O chefe da diplomacia norte-americana prometeu ainda que os EUA vão "apoiar o povo da Guiné Equatorial no seu esforço para fortalecer as instituições democráticas e alcançar a prosperidade económica".

A Guiné Equatorial celebra hoje 50 anos da independência face a Espanha.

O período que se seguiu à independência, embora tenha sido marcado pelo forte investimento em infraestruturas, tem sido criticado internacionalmente pelo seu regime autoritário.

O Governo da Guiné Equatorial é acusado por várias organizações da sociedade civil de constantes violações dos direitos humanos e perseguição a políticos da oposição.

O atual Presidente do país, Teodoro Obiang, foi reeleito em 2016 com mais de 90% dos votos para um quinto mandato de sete anos.

A Guiné Equatorial aderiu à CPLP em 2014 mediante um roteiro de adesão, que previa a ratificação dos estatutos da organização -- o que viria a ocorrer em 2016 -, a introdução da língua portuguesa nesta antiga colónia espanhola e a abolição da pena de morte -- que ainda não foi feita.

JYO (SYSC) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.