Moçambique: Renamo diz que venceu no segundo maior município do país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 12 out (Lusa) - O cabeça-de-lista da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) no município da Matola, o segundo maior do país, declarou hoje à Lusa que o partido venceu as eleições autárquicas na cidade, com 48,8%, assinalando que aguarda a confirmação pelos órgãos eleitorais.

"Os números que me são presentes, tirados dos editais das mesas de voto, dão à candidatura da Renamo 133.059, correspondentes a 48,86 %", afirmou António Muchanga.

A Comissão Distrital de Eleições da Cidade da Matola ainda não anunciou os resultados da votação de quarta-feira, devendo fazê-lo até hoje às 18:00 de Maputo (16:00 de Lisboa), conforme impõe a legislação eleitoral moçambicana.

O cabeça-de-lista da Renamo adiantou que o partido chegou à conclusão de que venceu o escrutínio na Matola com base na contagem dos resultados dos editais das assembleias de voto, fornecidas pelos órgãos eleitorais, em cumprimento da lei.

António Muchanga disse que a contagem paralela feita pelo seu partido coloca na Matola a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, em segundo lugar, com um total de 124.477 votos, correspondentes a 46,86 %, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), na terceira posição, com pouco mais de dez mil votos, equivalentes a 3,96 %.

"Quem tem o maior número de votos na cidade da Matola é a candidatura da Renamo, onde António Muchanga é cabeça- de-lista, nós temos uma diferença de mais de seis mil votos em relação à Frelimo", enfatizou.

Sobre o apuramento parcial dos órgãos eleitorais que na quinta-feira dava uma ligeira vantagem da Frelimo na Matola, António Muchanga disse que esses dados resultam de uma contagem seletiva e localizada feita nas assembleias de voto onde o partido no poder leva vantagem.

As comissões distritais de eleições têm 48 horas para anunciar os resultados do escrutínio, que serão depois verificados e validados pelas comissões provinciais de eleições e depois pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Após o anúncio da CNE, segue-se a validação e proclamação dos resultados pelo Conselho Constitucional (CC).

PMA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.