Empresa de Oliveira de Frades recuperou "quase a cem por cento"

| País
Porto Canal com Lusa

Oliveira de Frades, Viseu, 12 out (Lusa) - Um ano depois de ter tido as suas instalações destruídas pelos incêndios, a empresa de Oliveira de Frades Iberoperfil, que será visitada na segunda-feira pelo Presidente da República, "está pronta para retomar a liderança", disse hoje o administrador.

"Onde os outros viram dificuldades, nós vimos uma oportunidade. Queremos manter a liderança do mercado nacional [de perfis postformados] e ter uma presença mais forte na Península Ibérica", disse Alberto Henriques, que é também administrador da MinerCell, outra empresa do grupo, mais pequena, destruída pelos incêndios de 2017.

Alberto Henriques garante que Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar "uma empresa quase a cem por cento", um ano depois dos incêndios que provocaram prejuízos na Iberoperfil e na MinerCell a rondar os 30 milhões de euros.

Apesar de ter sido forçada a fazer uma paragem de quase seis meses, a Iberoperfil conseguiu fazer face às encomendas graças à subcontratação de outras empresas, mantendo assim uma presença forte num mercado em que era líder.

O administrador garante que, apesar do "processo doloroso", foi possível manter os postos de trabalho de mais de 200 pessoas. "Houve as entradas e as saídas normais nesta atividade", assegura, lembrando que a empresa é um dos principais empregadores do concelho.

A reconstrução das instalações, recuperação e compra de novos equipamentos foi feita com o dinheiro dos seguros, que foram ativados logo ao seguir aos incêndios. Até agora, a empresa não recebeu qualquer dinheiro do programa Repor - Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, uma das medidas de apoio às empresas afetadas pelos incêndios.

"Só apresentámos a candidatura ao Repor, a rondar os 20 milhões de euros, depois de concluídas as negociações com as companhias de seguros, como manda a lei", explica o administrador, que espera que as verbas do programa venham cobrir investimentos que já estão no terreno.

Alberto Henriques tem palavras de agradecimento para as entidades que acompanharam a empresa nesta caminhada para a recuperação. A começar pelo Presidente da república, cujo exemplo "obrigou" o Governo a agir mais rapidamente no apoio às populações e às empresas.

"Será uma honra receber o Presidente nas nossas instalações", refere, destacando também a solidariedade do povo português. Tem ainda palavras de agradecimento para a Câmara de Oliveira de Frades - "foram fantásticos" - e de confiança para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pelo apoio na candidatura ao Repor.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.