Info

"Munda Lusófono" será montra para a literatura de língua portuguesa em Montemor-o-Velho

| País
Porto Canal com Lusa

Montemor-o-Velho, Coimbra, 12 out (Lusa) - Montemor-o-Velho acolhe no dia 27 o "Munda Lusófono", encontro literário que reúne escritores, ilustradores, artistas plásticos, contadores de histórias e músicos de várias nacionalidades que têm como traço de união a língua portuguesa.

"Partindo do Mondego, ou Munda, como lhe chamavam os viajantes e historiadores na época dos romanos, Montemor-o-Velho volta a seguir numa viagem pela Literatura de língua portuguesa espalhada pelos vários continentes", referem os organizadores em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Organizado pelo município de Montemor-o-Velho, este encontro de caráter multidisciplinar pretende "promover e divulgar a língua portuguesa, fortalecer os laços institucionais, sociais e culturais entre os autores oriundos dos vários países de língua oficial portuguesa, num diálogo cada vez mais interlusófono".

Os destaques da edição deste ano são a escritora de São Tomé e Príncipe Olinda Beja e o músico Filipe Santos, seu conterrâneo, que participam na tertúlia de abertura (15:30) com a escritora portuguesa Isabel Machado, moderada por Olga Cavaleiro, presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas.

Para as 17:00 está marcada a "performance" "Palavras da Terra de Longe - Sons de São Tomé e Príncipe", com voz de Olinda Beja e música de Filipe Santos.

O programa inclui ainda uma visita noturna ao castelo de Montemor-o-Velho, onde será apresentado o espetáculo "Trovas Lusófonas", com encenação do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Abrunheira.

"A pretexto da Literatura, e ao longo da tarde de dia 27 de outubro, pretende-se igualmente dar a conhecer o património histórico, arquitetónico, paisagístico e gastronómico do concelho de Montemor-o-Velho através de um programa diversificado", garantem os organizadores.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Um morto e A25 cortada durante três horas após acidente na zona de Ílhavo

Uma pessoa morreu na colisão entre um automóvel e um motociclo na zona de Ílhavo, que levou ao corte da Autoestrada 25 (A25) nos dois sentidos durante cerca de três horas, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

PSP detém dois homens no Aeroporto de Lisboa por contrabando de tabaco

Dois homens, de nacionalidade estrangeira, com 29 e 51 anos, foram detidos pela PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, por suspeita de contrabando de tabaco no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no valor de 6.520 euros.

Crianças e jovens já pedem aos pais para retirarem conteúdos pessoais da internet

Crianças e jovens mostram-se críticos em relação à partilha ‘online’ de conteúdos pessoais sem o seu consentimento, segundo um inquérito sobre o uso da internet, que revela que um quinto das adolescentes pede aos pais a retirada desses conteúdos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.