Polícia tailandesa descobre 14 leões brancos numa casa em Bangkok

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bangkok, 10 jun (Lusa) -- A polícia tailandesa anunciou hoje ter descoberto mais de 200 animais selvagens vivos, incluindo macacos, tartarugas e 14 leões brancos, numa busca a uma habitação na capital Bangkok.

Segundo noticia a AFP, na sequência da operação policial, dois homens tailandeses, um deles proprietário de uma loja de animais no popular mercado de Chatuchak, foram acusados de tráfico ilegal de animais selvagens.

Caso venham a ser considerados culpados, os indivíduos poderão ser condenados a uma pena que pode atingir os quatro anos de prisão e uma multa de 1.300 dólares.

"Recebemos uma queixa por parte dos vizinhos relativamente ao mau cheiro e, após investigação, descobrimos os animais ali escondidos", afirmou à AFP uma fonte policial.

Segundo a fonte, os leões deverão ter entrado no país através de autorizações emitidas com vista à sua venda para parques zoológicos, mas terão acabado por ser negociados com compradores particulares.

Os dois suspeitos negaram estar envolvidos em qualquer negócio ilegal de animais selvagens, sendo que um deles foi considerado culpado deste crime há cerca de quatro anos.

Segundo a polícia tailandesa, assim que o processo judicial termine, alguns dos animais deverão ser devolvidos à vida selvagem, enquanto outros serão encaminhados para jardins zoológicos.

A Tailândia é conhecida como um 'hub' no tráfico internacional de animais selvagens, na sequência da forte procura, na Ásia, de animais de estimação invulgares e de remédios tradicionais elaborados a partir de animais.

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.