Prémio de arquitetura para projeto do Espigueiro-Pombal em Ponte de Lima

| Norte
Porto Canal com Lusa

Londres, 11 out (Lusa) - O projeto do Espigueiro-Pombal do Cruzeiro, do ateliê Tiago do Vale Arquitetos, recebeu hoje o prémio Blueprint na categoria de "Melhor Projeto Sustentável", foi anunciado esta noite em Londres.

O projeto em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, já tinha vencido em julho o prémio do júri e do público na categoria de Conservação dos prémios A+, da plataforma Architizer.

A estrutura datava originalmente do final do século XIX e era composta por dois espigueiros tradicionais em bases graníticas unidos por uma cobertura comum, que passou a abrigar um pombal.

Entretanto, o espaço entre ambos os espigueiros passou a ser usado para a secagem de cereais, usando dois painéis basculantes para controlar a ventilação, descreve o ateliê na sua página de Internet.

O trabalho de reconstrução implicou a substituição das madeiras apodrecidas "peça a peça", aproveitando ao mesmo tempo para "corrigir a fragilidade estrutural original" com elementos de travamento diagonais em localizações estratégicas.

Dispensado da utilização agrícola, o edifício modernizado passou a ser um espaço de uso genérico, não tendo uma função específica.

"O Espigueiro-Pombal do Cruzeiro é agora um santuário entre as copas das árvores, uma forma icónica na paisagem rural minhota", garantem os arquitetos.

A Casa na Fuseta, concelho de Olhão, distrito de Faro, do arquiteto Miguel Arruda, também era finalista na categoria de "Melhor Projeto Residencial Não-Público", mas o prémio foi atribuído ao ateliê chinês gad x line+ studio pelo empreendimento de habitação económica na localidade de Dongziguan, no distrito de Fuyang.

Nesta 5.ª edição, os Blueprint Awards, criados pela publicação britânica especializada, foram atribuídos por um júri constituído alguns profissionais reconhecidos da arquitetura e design mundiais, entre os quais Daniel Libeskind e David Adjaye.

BM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.