Info

Quatro autores e uma associação portuguesa candidatos ao prémio Astrid Lindgren

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 out (Lusa) - Catarina Sobral, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Maia Gonzalez, Bernardo Carvalho e a associação cultural Andante estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren, foi hoje anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha.

Com um prémio monetário de cinco milhões de coroas suecas (cerca de 480 mil euros), o Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) é considerado um dos mais prestigiados prémios internacionais dedicados à literatura e à promoção da leitura.

Para a edição de 2019, entre os 246 candidatos de 64 países estão nomeados cinco candidatos de Portugal, sendo a nomeação uma estreia para a autora e ilustradora Catarina Sobral.

Para os restantes, representa uma nova nomeação ao prémio, embora o ilustrador e autor Bernardo Carvalho tenha sido candidato anteriormente enquanto cofundador do projeto editorial Planeta Tangerina.

Anualmente o júri do prémio seleciona dezenas de candidatos na área da escrita e ilustração para crianças e jovens, mas também estruturas e organizações, como associações não governamentais, editoras ou bibliotecas, que se dediquem à promoção da leitura entre os mais novos.

A par dos cinco candidatos portugueses, estão indicados a escritora brasileira Ana Maria Machado, o ilustrador brasileiro Roger Mello e vários autores com obra publicada em Portugal, como Oliver Jeffers (Reino Unido), Marjane Satrapi (França), Jimmy Liao (Taiwan), Janosch (Alemanha) e Jon Klassen (Canadá).

Este ano o prémio foi atribuído à escritora norte-americana Jacqueline Woodson.

O vencedor do prémio ALMA 2019 será anunciado a 02 de abril.

O prémio, criado pelo governo sueco em homenagem à escritora Astrid Lindgren, foi atribuído pela primeira vez em 2003 ao autor norte-americano Maurice Sendak.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Crianças e jovens já pedem aos pais para retirarem conteúdos pessoais da internet

Crianças e jovens mostram-se críticos em relação à partilha ‘online’ de conteúdos pessoais sem o seu consentimento, segundo um inquérito sobre o uso da internet, que revela que um quinto das adolescentes pede aos pais a retirada desses conteúdos.

GNR detém dois homens no Aeroporto de Lisboa por contrabando de tabaco

Dois homens, de nacionalidade estrangeira, com 29 e 51 anos, foram detidos pela PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, por suspeita de contrabando de tabaco no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no valor de 6.520 euros.

Adiadas 5.031 cirurgias até 19 de fevereiro devido à greve dos enfermeiros

A greve dos enfermeiros em blocos operatórios que decorre desde 31 de janeiro levou ao adiamento de 5.031 cirurgias até ao dia 19 de fevereiro nos dez hospitais abrangidos pela paralisação, segundo um balanço do Ministério da Saúde.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.