Info

Centro de Artes Visuais de Coimbra explora o tema do trabalho em nova exposição

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 11 out (Lusa) - O Centro de Artes Visuais (CAV), em Coimbra, explora o tema do trabalho numa nova exposição, onde junta obras de seis artistas, entre os quais António Júlio Duarte, Filipa César e Inês Gonçalves, anunciou hoje a instituição.

Com curadoria de Albano Silva Pereira, a exposição apresenta obras dos fotógrafos António Júlio Duarte, Augusto Brázio, Paulo Catrica e Pedro Letria e ainda da realizadora e fotógrafa Inês Gonçalves e da cineasta e artista plástica Filipa César, vencedora do Prémio BES Photo (atual Novo Banco Photo), em 2010.

Em "Trabalho", poder-se-á encontrar o "estilo documental" de fotografar, que se cruza com a presença de obras "de uma dimensão de ficção", como se lê no comunicado do CAV, enviado à agência Lusa.

"Aliás, o uso destes termos constitui apenas uma tentativa de orientação conceptual. De facto, há muito que a retórica da objetividade não colhe e o predomínio da subjetividade na arte contemporânea é um dado adquirido. Sem nostalgia da ideologia do documento e do que sempre lhe esteve subjacente, o "trabalho" entendeu-se como um eixo paradigmático a filtrar pela singularidade do modo de ver de cada artista", sublinha Albano Silva Pereira, citado na nota de imprensa.

Para o curador, cada um dos artistas presentes acaba por suscitar "diferentes interpretações da premissa inicial".

"Em "Trabalho", manifesta-se pois a pluralidade dos níveis de análise que o "trabalho" ainda comporta", realça Albano Silva Pereira, que enaltece a importância deste tema na própria história da imagem fotográfica e cinematográfica, onde o seu retrato e a sua interpretação remontam aos finais do século XIX.

A exposição, inaugurada na terça-feira, está patente na Casa Municipal de Cultura, até 10 de novembro.

Os horários podem ser consultados no 'site' da câmara municipal, em www.cm-coimbra.pt.

JYGA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Crianças e jovens já pedem aos pais para retirarem conteúdos pessoais da internet

Crianças e jovens mostram-se críticos em relação à partilha ‘online’ de conteúdos pessoais sem o seu consentimento, segundo um inquérito sobre o uso da internet, que revela que um quinto das adolescentes pede aos pais a retirada desses conteúdos.

GNR detém dois homens no Aeroporto de Lisboa por contrabando de tabaco

Dois homens, de nacionalidade estrangeira, com 29 e 51 anos, foram detidos pela PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, por suspeita de contrabando de tabaco no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no valor de 6.520 euros.

Adiadas 5.031 cirurgias até 19 de fevereiro devido à greve dos enfermeiros

A greve dos enfermeiros em blocos operatórios que decorre desde 31 de janeiro levou ao adiamento de 5.031 cirurgias até ao dia 19 de fevereiro nos dez hospitais abrangidos pela paralisação, segundo um balanço do Ministério da Saúde.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.