Info

Ordem dos Médicos desconhece adiamentos de dois meses de cirurgias oncológicas

Ordem dos Médicos desconhece adiamentos de dois meses de cirurgias oncológicas
| País
Porto Canal com Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse hoje, em Braga, que não tem “conhecimento oficial” de cirurgias a doentes oncológicos adiadas por dois meses por causa das greves dos profissionais da saúde.

“Não tenho conhecimento oficial de nenhuma situação de adiamento de dois, três ou quatro meses de operações a doentes oncológicos. Mas, se existe, deve ser identificada para intervir”, referiu.

Miguel Guimarães reagia, assim, à notícia de hoje do Diário de Notícias, segundo a qual as greves dos profissionais de saúde já motivaram o adiamento por dois meses de cirurgias a doentes oncológicos.

“Vou estar muito atento”, referiu o bastonário, adiantando que vai contactar as direções clínicas e os diretores de serviço de todos os hospitais do país para aferir se há “algum fundo de verdade” nas situações reportadas.

Sublinhou que os doentes oncológicos que não são operados no dia marcado por motivo de greve o devem ser no dia seguinte ou na semana seguinte.

“Podem ser adiadas situações mais benignas para que as oncológicas tenham prioridade”, acrescentou.

+ notícias: País

Cerca de 80% das pessoas são infetadas pelo HPV pelo menos uma vez na vida

Maioritariamente associado às mulheres, o Vírus do Papiloma Humano (HPV) também afeta os homens sendo que este é responsável por um elevado número de infeções sexualmente transmissíveis.

Falta de pessoal compromete atendimento e orientação de meios do INEM

O centro de orientação de doentes urgentes do Porto está sem pessoas suficientes para atender as chamadas e orientar os meios no terreno. A falta de pessoal pode mesmo estar a pôr em causa o socorro. O Porto canal sabe que no mês de abril, em 90 turnos possíveis, apenas 12 estiveram completos.

Colisão entre carro e mota provoca um morto na A29, em Ovar

Um jovem de 24 anos morreu, este sábado, após uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo na A29 em Maceda, Ovar, no sentido Norte-Sul, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.