Tribunal da Feira condenou a oito anos de prisão pai que abusou de filha adotiva

| País
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 11 out (Lusa) -- O Tribunal da Feira condenou hoje a oito anos de prisão, em cúmulo jurídico, um homem de 42 anos que confessou ter abusado de uma filha adotiva de 15 anos.

O arguido estava acusado de 13 crimes de abuso sexual de menores dependentes, mas só foi condenado por oito.

Durante a leitura do acórdão, o juiz presidente relatou que a ofendida disse que os abusos ocorreram quando o arguido a ia buscar à escola, entre os meses de fevereiro e abril de 2018.

"O Tribunal consultou o calendário escolar e, desconsiderando o período em que não houve aulas, chegou à conclusão segura que os abusos ocorreram pelo menos oito vezes", disse o juiz presidente.

Além da pena de prisão, o arguido terá de pagar uma indemnização de 25 mil euros à ofendida, pelos danos que lhe causou.

O homem foi ainda condenado nas penas assessórias de proibição de exercer profissões, funções ou atividades que envolvam o contacto com menores, assumir a confiança de menores e inibição de responsabilidades parentais pelo período de 15 anos.

Além da condenação pelos crimes sexuais, o arguido vai ter de pagar uma multa de 450 euros, por um crime de detenção de arma proibida, relativo a mais de uma centena de munições que tinha em seu poder.

Durante o julgamento, que decorreu à porta fechada por se tratar de um processo relacionado com crimes sexuais sobre menores, o arguido confessou ter abusado da filha.

Segundo a acusação do Ministério Público, os abusos ocorreram entre fevereiro e abril de 2018, em casa do casal em Oliveira de Azeméis, depois de a rapariga chegar da escola.

De modo a não ser surpreendido, o arguido colocaria a chave na fechadura da porta da entrada para que a mulher não conseguisse entrar no interior da residência.

Os investigadores referem ainda que o arguido oferecia sapatilhas e peças de roupa à filha para a convencer a realizar os atos sexuais, e ameaçava-a que, caso não os permitisse, lhe tiraria o telemóvel e outras coisas de que ela gostava.

JYDN // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.