Info

Estudantes da Covilhã antecipam latada devido à greve dos enfermeiros

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 11 out (Lusa) - A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) antecipou em dois dias a tradicional latada dos estudantes para que o evento não coincida com a greve dos enfermeiros e para que estejam reunidas condições de socorro e assistência.

"Tendo em conta que existe uma paralisação nacional dos enfermeiros, entendeu-se que não estavam reunidas todas as condições de segurança e de eventual assistência clínica para que a latada se pudesse realizar à quarta-feira", afirmou Afonso Gomes, presidente da Associação Académica desta instituição de ensino superior da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Deste modo, o tradicional desfile dos alunos pelas ruas da cidade, que se insere nas atividades de receção ao caloiro e que normalmente se realiza à quarta-feira, este ano sairá à rua na segunda-feira, dia 15.

O representante dos alunos frisa que a decisão foi tomada dentro do planeamento com as entidades de segurança e de socorro da cidade e tendo em conta que no dia da latada há efetivamente uma maior afluência ao serviço de urgência do Centro de Hospitalar da Cova da Beira.

"Não temos o registo de quantas pessoas é que costumam ser assistidas neste dia, mas sabemos que o volume é grande e não podemos correr o risco de não estarem reunidas as condições necessárias".

Lembrando que todos os anos participam na latada milhares de pessoas, Afonso Gomes ressalvou que o planeamento do evento tem vindo a melhorar e que envolve entidades como Proteção Civil, os Bombeiros, o Centro Hospitalar da Cova da Beira e a Cruz Vermelha, Centro de Saúde e PSP, de modo a que estejam reunidas todas as condições de segurança, socorro e cuidados de saúde.

Segundo especificou, estarão colocados quatro postos de socorro ao longo do percurso e também haverá três viaturas do INEM preposicionadas para encaminharem as pessoas que precisem de assistência hospitalar.

As atividades da semana da receção do caloiro na Covilhã são organizadas pela AAUBI e, este ano, decorrem entre os dias 14 e 21 e contam ainda com a tradicional serenata, vários concertos e animação musical.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Apenas uma das 24 delegações do Instituto de Medicina Legal está a funcionar

Apenas uma das 24 delegações do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) está esta quarta-feira a funcionar e os médicos das delegações de Lisboa, Porto e Coimbra aderiram todos à greve, segundo fonte sindical.

Ordem dos Médicos diz que situação das maternidades "é muito mais grave" do que tem sido falado

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que a situação das maternidades é "muito mais grave e complexa" do que tem vindo a ser falado e defendeu uma política de contratação pública para reter os especialistas.

Funcionários judiciais cumprem primeiro de cinco dias alternados de greve nacional

Os funcionários judiciais realizam esta terça-feira o primeiro de cinco dias alternados de greve em protesto pela integração de um suplemento de 10% no ordenado, estando ainda marcada uma concentração destes profissionais em Lisboa.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.