Marcelo envia condolências ao rei de Espanha após mortes causadas por inundações

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 out (Lusa) - O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências ao rei Felipe VI de Espanha na sequência das inundações em Maiorca, que já provocaram dez vítimas mortais.

Numa nota colocada no 'site' da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "expressou a sua profunda consternação e tristeza com as trágicas consequências resultantes da forte chuva que se abateu sobre a ilha de Maiorca, nomeadamente a perda de vidas humanas e os fortes prejuízos materiais".

Um casal britânico, uma holandesa de 80 anos e seis cidadãos espanhóis morreram nas inundações de terça-feira, segundo as autoridades locais espanholas. A identidade de uma outra vítima continua por confirmar.

Um total de 630 pessoas, incluindo militares, policias, bombeiros, psicólogos e outros profissionais de emergência trabalham no terreno afetado pelas inundações provocadas pelas fortes chuvas no leste de Maiorca.

Segundo as autoridades, a tempestade atingiu níveis nunca vistos naquelas ilhas, tendo-se a intempérie localizado numa estreita faixa de terra, o que levou ao transbordo de um riacho que atravessa a cidade de Sant Llorenc des Cardassar, cerca de 60 quilómetros a leste de Palma de Maiorca.

Na sua mensagem, o chefe de Estado português reitera a sua "solidariedade para com todos os espanhóis neste momento difícil".

ZO (SO/FPB) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.