TAP cancela 19 voos de e para França nos próximos três dias

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jun (Lusa) -- A TAP anunciou hoje que vai cancelar 19 voos de e para França em cada um dos três dias de greve dos controladores aéreos franceses contra o projeto da Comissão Europeia para a criação do Céu Único Europeu.

"Face à greve no controlo de tráfego aéreo em França, marcada para os dias 11,12 e 13 de junho, foi indicada a todas as companhias aéreas com operação para aquele país a necessidade de reduzir em cerca de 50% a sua operação normal", comunicou hoje a companhia aérea portuguesa na sua página oficial na Internet, onde publicou a lista de voos que serão cancelados.

Neste contexto, a TAP solicita a todos os passageiros dos voos indicados que ainda não foram contactados que entrem em contacto com a companhia através do centro de contacto ou via 'Facebook'.

Fonte oficial da companhia liderada por Fernando Pinto disse à Lusa que está a ser feito um esforço para aumentar a capacidade dos voos que se vão realizar de forma a reduzir os impactos desta paralisação.

Nos próximos três dias são ainda previstos atrasos e perturbações em outras rotas devido à limitação do espaço aéreo europeu.

Os trabalhadores europeus do setor da navegação aérea vão manifestar-se contra as políticas que a Comissão Europeia está a preparar, no âmbito do projeto do Céu Único Europeu, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública, mas também os governos e os políticos, para a "gravidade" do pacote de medidas que está a ser preparado.

Ainda assim, os controladores aéreos franceses foram os únicos que entregaram pré-aviso de greve.

Em causa, segundo os trabalhadores europeus, está a perda de soberania dos Estados na gestão dos seus espaços aéreos e estão em risco milhares de postos de trabalho, em particular nos países periféricos da União Europeia.

De acordo com o comunicado da comissão de trabalhadores da NAV Portugal, a questão agrava-se pela forma como a Comissão tem "conduzido este processo, à margem de um efetivo diálogo social, ignorando todos os seus interlocutores".

JNM // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.