Festival Queer Porto abre com escritor Dennis Cooper como convidado

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 out (Lusa) -- A 4.ª edição do Queer Porto -- Festival Internacional de Cinema Queer regressa hoje ao Teatro Municipal Rivoli, com o documentário "Bixa Travesty", de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, e conta com o escritor norte-americano Dennis Cooper.

Dennis Cooper, autor de 11 novelas e de vários livros de poesia e não-ficção, está no festival para apresentar "Permanent Green Light", filme que correalizou com Zac Farley, e para um encontro com espetadores.

Do cartaz do Queer fazem parte o programa "As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann", sobre o trabalho da performer norte-americana, um conjunto de documentários sobre a influência da cultura queer no mundo da moda, performances dos Mont de Dutor e de Liad Hussein Kantorowicz, e um concerto de Alexander Geist.

No âmbito do programa dedicado à moda serão exibidos os documentários "We Margiela", "Kevyn Aucoin -- Beauty & the beast in me" e "George Michael: Freedom -- Director's Cut".

Nesta edição, o programa Queer Pop, que decorre no Maus Hábitos, é dedicado aos The Knife/Fever Ray. O Maus Hábitos irá acolher ainda, no âmbito do festival, a performance "Pussy. Na ongoing performative research", de Liad Husssein Kantorowicz, que aborda e denuncia questões ligadas à discriminação contra as mulheres, e o concerto de Alexander Geist, que apresenta o seu mais recente trabalho, "Speculative".

Na Mala Voadora, será apresentado o espetáculo "#LOSMICRÓFONOS", do grupo espanhol Mont de Dutor, "que sugere um mergulho num universo comum que nos rodeia constantemente: a cultura pop".

Na competição oficial, com um prémio no valor de três mil euros, pela compra dos direitos de exibição pela RTP2, concorrem oito longas-metragens de ficção ou documentais: "1985", de Yen Tan, "Call her Ganda", de PJ Raval, "Permanent Green Light", de Dennis Cooper e Zac Farley, "The rest I make up", de Michelle Memran, "Soldiers. Story from Ferentari", de Ivana Mladenovic, "L'Animale", de Katharina Mückstein, "Dykes, Camera, Action!", de Caroline Berler, e "Les Garçons Sauvages", de Bertrand Mandico.

Além da competição oficial, irá realizar-se a competição "In my Shorts", de filmes de escolas portugueses, cujo vencedor recebe um prémio em equipamento vídeo, no valor de 400 euros, e formação na Escola Restart, no valor de 500 euros.

No ãmbito do festival, um documentário sobre Mapplethorpe será exibido no auditório de Serralves.

"Shéhérazade", de Jean-Bernard Marlin, é o filme de encerramento do festival, no próximo domingo.

SYF (JRS/MAG) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.