Concursos de obras públicas caem 24% até agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 09 out (Lusa) -- Os concursos de obras públicas promovidos caíram em agosto pelo oitavo mês consecutivo, acumulando uma quebra homóloga de 24% desde o início do ano, para 1.597 milhões de euros, informou hoje a AICCOPN.

Segundo a edição de setembro do Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), "trata-se do oitavo mês consecutivo com registo significativamente negativo ao nível do lançamento de concursos de empreitadas de obras públicas", mercado que "continua a revelar um fraco dinamismo".

Já o total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas foi de 954 milhões de euros até agosto, mais 13% face a 2017.

Conforme nota a AICCOPN, "apesar de se verificar um comportamento positivo face ao andamento dos contratos promovidos, a verdade é que o diferencial entre ambos permanece extremamente elevado, com diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados a situar-se cerca de 643 milhões de euros desde o início do ano".

No que se refere aos contratos celebrados na modalidade de ajuste direto e consulta prévia, somaram um total de 388 milhões de euros, recuando 25% face a 2017.

No seu conjunto, o volume total de contratos celebrados e registados no Observatório das Obras Públicas até final de agosto de 2018 situa-se nos 1.437 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 1% em termos homólogos.

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.