Turismo do Centro elogia reconhecimento europeu para Coimbra Região da Gastronomia 2021

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 08 out (Lusa) - O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, disse hoje que a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 a Coimbra é o reconhecimento europeu a uma região que tem produtos de elevada qualidade.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu hoje, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT).

"Esta é uma distinção muito significativa, porque se trata de um reconhecimento europeu a uma região que tem produtos de uma elevada qualidade e a prova disso é que atinge esta chancela", congratulou-se Pedro Machado, em Bruxelas, à margem da cerimónia.

Para o presidente do TCP, o título atribuído é, simultaneamente, "uma responsabilidade e um desafio".

"Uma responsabilidade para os agentes públicos representados pela CIM, que reconhece o turismo como um motor elevado para o desenvolvimento dos seus concelhos e territórios, mas é um desafio para os promotores, empresários e para aqueles que de alguma forma estão ligados, direta ou indiretamente a esta fileira da gastronomia, dos vinhos e do enoturismo", frisou.

Segundo Pedro Machado, trata-se de uma oportunidade para elevar a fasquia "da qualidade e da autenticidade, não desmerecendo aquilo que agora a Comissão Europeia veio a reconhecer", e também para criar valor.

"Uma região que alia o leitão da Bairrada à chanfana, à lampreia, ao cabrito assado e a outras iguarias únicas e que presenteia o palato com os pastéis de Tentúgal, os pastéis de Lorvão ou as barrigas de freira, é uma região a acrescentar e a subir de valor, mesmo em preço, e de podermos vir a ter produtos mais bem pagos na nossa região", acrescentou.

Também em comunicado, a TCP considera que esta distinção constitui também "uma excelente oportunidade para cada vez mais europeus descobrirem esta região, de forma a conhecerem, além de gastronomia, os sítios património mundial, os locais de natureza quase intocada, as aldeias do xisto ou a costa atlântica, recursos turísticos que caracterizam a Região de Coimbra".

A denominação de Região Europeia da Gastronomia é atribuída anualmente a duas regiões distintas e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo e a economia.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, elogiou igualmente a conquista do título pela região.

"Esta distinção é de uma importância extraordinária pelo facto de estarmos a falar de uma estratégia conjunta de 19 municípios, que pegaram naquilo que de melhor têm na gastronomia para respeitar e valorizar a sua história com modernidade", disse.

Ana Abrunhosa explicou ainda que esta distinção "vai ser um importante motor destes territórios, que devem procurar ter uma imagem e um calendário de eventos comuns".

"O denominador de base é a gastronomia, que vai certamente alavancar, para além da atividade turística, outras atividades".

A responsável realçou ainda o facto de se "ter encontrado a unidade na diversidade".

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.