Governo saúda Coimbra pelo título de Região Europeia da Gastronomia 2021

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, Bélgica, 08 out (Lusa) - O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, congratulou-se hoje com a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 à Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Numa mensagem enviada ao presidente de CIM da Região de Coimbra, Capoulas Santos sublinhou a "importância da gastronomia enquanto património cultural, capaz de se multiplicar por diversas regiões do país, tornando cada uma delas única".

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu hoje, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT).

Na cerimónia participou a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, que salientou as características distintivas do território.

"Portugal é um território da distinção, da diversidade e da diferenciação, com uma história rica e antiga", disse Célia Ramos aos jornalistas, após a cerimónia de entrega do título.

No contexto nacional, acrescentou, Coimbra e toda a região contém em "si mesma a diferenciação de 19 municípios, que vêm desde a Serra da Estrela até à costa".

"No fundo, isto é uma distinção que pode ser uma bandeira para nos afirmar pela gastronomia, num território em que temos património mundial e nos afirmamos noutras áreas", disse a governante.

A candidatura promovida pela CIM Região de Coimbra conta, entre os fundadores, com a Universidade de Coimbra, Turismo do Centro, Escola de Hotelaria e Turismo, Instituto Politécnico, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além do apoio do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Turismo.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.