BE condena declarações de autarca de Aveiro a apelar a "esfrega nas caloiras"

| Política
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 08 out (Lusa) -- O Bloco de Esquerda (BE) condenou hoje as declarações do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM) que "apelou à participação nas festas académicas para dar uma grande esfrega nas caloiras".

Num vídeo de alguns segundos, partilhado na semana passada nas redes sociais, o autarca apela à participação no Integra-te, a festa académica de receção aos novos alunos da Universidade de Aveiro.

"Hoje é dia de vir ao Integra-te para darmos uma grande esfrega na academia, nas caloiras, um grande estímulo para a nossa universidade continuar a crescer, honrando e homenageando aqueles que lhe dão vida - os seus novos estudantes, os nosso caloiros - e, portanto, venham embora que aqui é que se está bem", diz o autarca no vídeo.

Em comunicado, o BE acusa Ribau Esteves de se ter assumido como "porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica" e exige um pedido público de desculpas.

Os bloquistas consideram "indefensáveis" as declarações do autarca e dizem que "são o reflexo de uma cultura tóxica que coloca as mulheres em risco".

"O espaço público e social, assim como toda a vivência, devem ser espaços seguros para mulheres e homens. É essencial uma cultura pública que valorize o espaço de cada pessoa, que garanta que a vontade de cada um e cada uma é respeitada e que ninguém seja um troféu de caça", refere a mesma nota.

O Bloco lembra ainda que há algumas semanas, o presidente da Câmara de Aveiro já tinha afirmado na receção aos novos alunos que "o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras".

A Lusa tentou obter uma reação do presidente da Câmara de Aveiro, mas até ao momento não foi possível.

JYDN // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.