Brasil/Eleições: PSL teve os deputados federais e estaduais mais votados da história

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 08 out (Lusa) - O Partido Social Liberal (PSL), de Jair Bolsonaro, conquistou dois resultados históricos nas eleições de domingo, com as vitórias de Janaína Paschoal e Eduardo Bolsonaro para deputados estadual e federal, respetivamente.

Janaína Paschoal, candidata a deputada estadual de São Paulo, conquistou mais de dois milhões de votos naquele estado.

A eleição de Paschoal, uma das autoras do pedido de 'impeachment' da ex-Presidente Dilma Rousseff, representou a maior votação de sempre a nível nacional no que diz respeito a este cargo.

Nas eleições de 2014, o deputado estadual com mais votos em São Paulo tinha sido Fernando Capez (PSDB), com 306.807.

Já Eduardo Bolsonaro é agora recordista do número de votos para deputado federal.

O filho do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro reuniu mais de 1,8 milhões de votos.

Estas duas nomeações quebraram um recorde que durava há já 16 anos, quando, em 2002, Enéas Carneiro (Prona) obteve 1.573.642 votos na eleição para deputado federal.

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) venceu as eleições presidenciais brasileiras deste domingo, com 46,7% dos votos, seguido de Fernando Haddad (PT), com 28,37%, quando estão 96% das secções de voto apuradas, confirmando uma segunda volta entre ambos.

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, que começaram a ser divulgados às 19:00 (23:00 em Lisboa), no terceiro lugar da contagem ficou o candidato Ciro Gomes (PDT), com 12,52% dos votos contabilizados.

Os números foram divulgados cerca das 21:00 (01:00 em Lisboa) e como nenhum candidato está já, oficialmente, em condições de atingir a marca de 50% dos votos válidos, haverá uma segunda volta.

A decisão sobre o sucessor de Michel Temer como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil fica assim adiada para 28 de outubro, com a eleição a ser disputada entre Jair Bolsonaro, o candidato da extrema-direita brasileira, e Fernando Haddad, que substituiu Lula da Silva na liderança da candidatura do PT (esquerda).

Neste domingo, 147 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher um novo Presidente, membros do Parlamento (Câmara dos Deputados e Senado), além de governadores e legisladores regionais em todo o país.

JYO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.