Presidente da Ucrânia disposto a convocar eleições antecipadas - representante

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 04 fev (Lusa) -- O Presidente da Ucrânia, Víktor Yanukóvich, está disposto a convocar eleições antecipadas no caso de não se chegar a um acordo para ultrapassar a crise política, afirmou o seu representante no Parlamento.

"O Presidente disse: 'se os políticos não são capazes de chegar a um acordo, de atingir um compromisso e cumpri-lo, então a única forma democrática de resolver a situação é realizar eleições antecipadas", disse Yuri Miroshnichenko em declarações à cadeia ICTV.

Yuri Miroshnichenko indicou terem sido essas as palavras do Presidente, proferidas numa reunião que manteve no final da passada semana com os membros do grupo parlamentar do Partido das Regiões, no poder.

O mesmo representante garantiu que Víktor Yanukóvich acrescentou que também convocará eleições presidenciais.

Víktor Yanukóvich alertou que as autoridades possuem todos os meios para desalojar à força os edifícios públicos ocupados por manifestantes, incluindo a Praça da Independência.

Mas, disse Yuri Miroshnichenko, o Presidente não quer optar pela força porque defende que os manifestantes "também são cidadãos da ucranianos".

Os protestos saíram à rua em Kiev há dois meses depois do Presidente ter adiado a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia que estava previsto para ser rubricado no final de novembro do ano passado.

Face às crescentes manifestações europeístas no centro de Kiev, a maioria parlamentar aprovou um conjunto de leis para restringir o direito de reunião e outras liberdades civis.

JCS //JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.